BLOG
O QUE É CONSCIÊNCIA CORPORAL
Ser mais forte, mais veloz e mais rápido no aprendizado do movimento, está totalmente ligado com sua inteligência corporal cinestésica.
A consciência corporal é uma capacidade treinável que pode otimizar muito seus resultados.
O processo de se movimentar é uma complexa comunicação entre cérebro e corpo. Antes do movimento acontecer, já aconteceram inúmeros processos no nosso cérebro, como liberação de hormônios, análise de experiências passadas e regulação de energia. Podemos fazer uma analogia dizendo que a consciência corporal é uma ponte que liga sua mente com seu corpo. Quantas pontes quer construir?
2 dicas para melhorar esse desenvolvimento:
Atenção no corpo: manter a atenção no corpo durante os movimentos voluntários, seja em atividades físicas ou mesmo nos afazeres do dia, nos ajuda a desenvolver a consciência corporal. Pensar e sentir o movimento, do sentar-se na cadeira ao agachamento durante o treino.
Entender para qual direção eu gero força, qual parte eu ativo e qual eu relaxo, buscar entender a proposta do exercício… Isso nos ajudará em uma melhor execução, maior ganho nos resultados e uma maior velocidade de aprendizado.
Respeitar o tempo de desenvolvimento: durante o processo de aprendizagem, provavelmente repetiremos os movimentos algumas vezes até que tenhamos informações o suficiente para uma execução correta. Para cada movimento, mandamos informações para nosso cérebro. Movimentar-se com concentração, gera muita informação, movimentar-se desatento, gera pouca. As informações são processadas e armazenadas em diferentes pastas como “acertos” e “erros”.
Por exemplo, maior é a área do cérebro responsável pelo movimento do meu polegar direito, quando maior é seu uso. Também ganhamos “territórios” por conta da plasticidade do nosso cérebro.
Então, podemos concluir que a prática leva à perfeição!
Miguel Melo
CREF: 194449-G/SP
Deixe um comentário