BLOG
TREINAMENTO FUNCIONAL
A funcionalidade física do ser humano é testada desde a antiguidade e já foi questão de sobrevivência. Na mitologia grega é observada a importância de uma plena funcionalidade para sucesso de desafios propostos como: “Os doze trabalhos de Hércules” , e na Grécia Antiga, encontramos os Jogos Olímpicos. Para melhoria da performance, os atletas gregos desenvolveram equipamentos e métodos de treinamento específicos para superação de resultados. Esta prática também foi aplicada na Roma Antiga entre os gladiadores. Hoje em dia, o treinamento funcional mantém a sua essência como um método de treinamento físico, com objetivos de:
– Melhorar a funcionalidade motora;
– Desenvolver as capacidades físicas (força, resistência, equilíbrio, agilidade);
-Aumentar a consciência corporal.
Esse método, visa equalizar as habilidades biomotoras fundamentais do ser humano, para produção de movimentos mais eficientes. Ele é adaptável a diferentes níveis de condicionamento, criando-se um ambiente dinâmico. Paul Chek desenvolveu um sistema de treinamento funcional focado nos movimentos fundamentais do homem primitivo, sendo executados também no cotidiano do homem moderno. como: agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar.
Algumas linhas de pesquisas sobre treinamento funcional, referem-se ao treinamento com instabilidade e/ou treinamento do core. Pode-se entender como treinamento do core, um programa de exercícios físicos que visa melhorar a capacidade de controlar a posição e o movimento do tronco sobre a pelve e as pernas para permitir uma ótima produção. Desta forma, o produto do controle motor e da capacidade muscular do complexo lombo-pélvico-quadril é a estabilidade do centro corporal. Portanto , para se ter o ganho de um condicionamento corporal global, devemos estimular o corpo em sua totalidade.
Victor Ribeiro de Lima
Cref: 156653-G/SP
Deixe um comentário