BLOG
PILATES NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE
Você já parou para observar sua respiração e emoções hoje?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), somos o país mais ansioso do mundo. O INSS afirma que, em 2016, quase 38% de todos os afastamentos do mercado de trabalho foram motivados por algum tipo de transtorno mental ou comportamental. Sudorese, tremor, respiração ofegante (hiperventilação), medo e cansaço são alguns dos sintomas relacionados ao transtorno de ansiedade.
Vivemos em uma sociedade que preza a informação acelerada. A obrigação de estar sempre conectado e produtivo, nos gera um desequilíbrio biológico. Tudo isso acarreta uma serie de distúrbios, dentre eles, a ansiedade.
E o que acontece em nosso corpo dentro deste processo?
Quando estamos ansiosos, normalmente nossos pensamentos são baseados em medo, ameaça e fuga. Ao receber essa informação, nosso cérebro ativa o sistema nervoso simpático. Ele é responsável por nossa proteção e poder de luta e fuga. Com isso, nosso corpo reage gerando a hiperventilação. Respiramos de forma acelerada e ofegante. Alteramos nosso fluxo de oxigênio e gás carbônico no sistema respiratório. Uma serie de sensações desagradáveis no corpo como tremor, sudorese e tontura.
Oposto a esse sistema, encontramos o sistema parassimpático. Ele é responsável por desacelerar nossos batimentos, reduzir a oferta de oxigênio aos pulmões e produzir assim relaxamento e calma.
Como o Pilates pode ajudar na ansiedade?
É neste momento, que entramos com o trabalho de Pilates na melhora da ansiedade. Uma respiração realizada com consciência e atenção plena direcionamento o ar aos pulmões melhora a oxigenação. Ativação direta do sistema parassimpático. Consequentemente, produziremos relaxamento e minimizaremos os sintomas da ansiedade. Aqui está a importância de enfatizarmos a respiração tridimensional realizada na técnica de Pilates, na qual produziremos todas essas alterações em seu sistema autônomo e conectaremos o aluno ao seu momento presente.
Além disso, para realizarmos os exercícios de Pilates de maneira correta e consciente é necessário bastante foco e concentração. Estas duas vertentes são de extrema importância em serem trabalhadas em pessoas ansiosas, pois elas estão sempre vivendo no futuro e nunca no presente. A técnica nos coloca atentos ao hoje, nos ensina a conhecer nosso corpo e observar nossas sensações, sendo também responsável por estimular a produção de serotonina, noradrenalina e endorfina, gerando sensação de alegria e bem-estar. Nos socializa com o meio de maneira leve e agradável, e nos faz ter mais autoconfiança e percepção de que merecemos olhar para nós e para o nosso corpo com mais amor e autocuidado.
Agora que você sabe disso, respire atentamente, esteja presente, se conecte com você e assim se mantenha conectado com um mundo de maneira saudável.
Natasha Birk
CREFITO – 142647 – f
Deixe um comentário