BLOG
MOTIVAÇÃO
Um ambiente de aprendizado positivo pode ter um grande impacto na nossa saúde e na nossa vontade de continuar a praticar atividades físicas. Imagine estar numa aula onde o professor não só ensina, mas também motiva e apoia cada aluno. Isso é o que chamamos de clima motivacional. Segundo a teoria da autodeterminação, quando nos sentimos apoiados e entendemos a importância de uma atividade para nossa saúde e bem-estar, tendemos a nos dedicar mais a ela. Isso é porque, nesse tipo de ambiente, sentimos que temos escolha e autonomia. Não somos forçados a fazer algo, mas sim encorajados a tomar decisões que são boas para nós mesmos.
O professor desempenha um papel fundamental nesse processo. Ele pode criar um clima motivacional positivo ao reconhecer o esforço de cada aluno, encorajar a persistência e explicar os benefícios das atividades físicas para a nossa saúde. Quando nos sentimos valorizados e entendemos como algo é importante para nós, é mais provável que continuemos praticando. Além disso, um bom clima motivacional não se limita apenas às palavras do professor. Ele também se manifesta em atitudes, como dar feedback construtivo, oferecer desafios adequados ao nível de cada um e promover um ambiente de respeito e cooperação entre os alunos. Portanto, quando o professor cria um clima motivacional baseado na teoria da autodeterminação, ele não só ajuda os alunos a melhorar sua saúde física, mas também contribui para o desenvolvimento de uma mentalidade positiva em relação à prática regular de atividades físicas. Isso cria um ciclo positivo onde todos se beneficiam.
Em resumo, um ambiente onde nos sentimos apoiados e entendemos a importância das nossas ações para nossa própria saúde é crucial para mantermos hábitos saudáveis a longo prazo. E o papel do professor é fundamental para criar e manter esse clima motivacional positivo.
Robert Azeredo
Cref: 082248/G-SP
Deixe um comentário