BLOG
BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO PARA SUA SAÚDE.
Ultimamente os benefícios da meditação e da prática de atividade física tem sido o foco de muitos estudiosos, cientistas e praticantes. Todos buscam mais qualidade de vida e saúde através de técnicas de focalização da atenção.
Praticar exercícios neuromusculares, como Pilates e cardiovasculares, como Treinamento Funcional com bike, são recomendações da Organização Mundial da saúde. Mas, o que ainda não sabemos sobre a meditação?
Os primeiros estudos sobre meditação estiveram voltados para explicar mecanismos e suas repercussões na vida do praticante.
Através de medidas minuciosas e rigorosas, foi identificada uma série de padrões de reações associadas à prática meditativa. A principal Característica é o estado de consciência particular, diferente dos tradicionalmente conhecidos, como vigília, sono e sonho. Essas reações também são chamadas de respostas psicofisiológicas ou neurofisiológicas. Refletem mudanças nos sistemas nervoso central e autônomo (Aftanas e Golocheikine, 2001; Danucalov & Smões, 2006).
As alterações do sistema nervoso autônomo, constatadas por estudos experimentais e de meta-analise, incluem regulação do consumo do oxigênio, da eliminação de gás carbônico e da taxa respiratória, o que indica uma diminuição da taxa do metabolismo. Além disso a meditação também está associada ao aumento da resistência da pele e a uma redução de lactato plasmático. A alta concentração é associada a altos níveis de ansiedade. (Dillbeck & Orme-Johnson, 1987)
O que é meditação?
Podemos definir meditação como uma prática que engloba um conjunto de técnicas que buscam treinar a focalização da atenção. Por essa razão, pode ser chamada de processo auto regulatório da atenção. Através da prática é desenvolvido o controle dos processos atencionais (Davidson e Goleman, 1977; Goleman e Schwartz, 1976). Além disso a meditação pode ser caracterizada como uma prática que atinge objetivos semelhantes a algumas técnicas da psicoterapia cognitiva, embora por meios distintos. Ambas levam a diminuição do pensamento repetitivo e reorientação cognitiva, desenvolvendo habilidades para lidar com os pensamentos automáticos.
Estudos de acompanhamento descobriram que a meditação auxilia no gerenciamento e na redução de estresse. Esse efeito se prolonga com o tempo. Embora não se tenho encontrado uma correlação significativa entre a frequência da prática e a diminuição do sofrimento psicológico, constataram que a adesão à prática de meditação ao longo de quatro meses teve efeito direto na redução do estresse após esse tempo.
MEDITAÇÃO PELO MUNDO
A meditação e outras técnicas orientais e de relaxamento também vem sendo utilizadas em sistemas de saúde de alguns países como Nova Zelândia, Canadá, Austrália, Reino Unido e Estados Unidos, sob a designação de medicina complementar alternativa (CAM).
No Brasil, o Ministério da Saúde, através da Portaria nº971, com base em um documento da Organização Mundial da Saúde, aprova a utilização de práticas complementares da Medicina Chinesa, como acupuntura, homeopatia e meditação (Ministério da saúde 2006)
Robert Azeredo
Deixe um comentário